O choro do bebê é uma das formas mais importantes de comunicação dele com os pais, pois através dele expressa as suas necessidades. Sabemos que um dos maiores desafios de vocês é entender o que o bebê precisa exatamente quando está chorando. É natural se sentir perdido, o que pode deixar essa tarefa ainda mais difícil e estressante.
Devo ressaltar que existem diferentes tipos de choro com duração, intensidade e frequência específica; cada um pode indicar uma necessidade do neném. Com a prática, vocês saberão interpretar os sinais e atender melhor a cada um das necessidades dele. No entanto, quero te ajudar a compreender esses sinais, pois isso será fundamental criar um ambiente mais tranquilo e acolhedor no desenvolvimento do pequenino.
Pois ainda é na base do “achômetro” que os pais conseguem diminuir a agonia da criança e amenizar os períodos de choro, mas uma pesquisadora australiana chamada Priscilla Dunstan conseguiu identificar os sons nos 3 primeiro meses de vida, relacionando os às necessidades básicas como a fome, o sono, o desconforto, a cólica e os arroto associando os aos comportamento dos recém nascido, surgindo o Método Dunstan.
Ao primeiro sinal de choro é normal que os pais já comecem a pensar em fome, mas será que é isso que ele está querendo lhe dizer? Para que entenda o método segue em detalhes tons dos choros e dos comportamentos:
Choro da Fome
Segundo o método o choro do bebê característico de fome é mais agudo, persistente e prologado, quando ele mantém a língua pressionada no céu da boca emite um som de “NEH” acompanhado de mão na boca, simulando movimentos de sucção, abrindo e fechando as mãos.
Choro de Sono
O choro de sono é mais lento e monótono emitido como um “OWH” ou “AU” ou “AI” e pode se assemelhar bastante com um bocejo, especialmente pela forma ovalar que a boca do bebê adquire ao emitir o som, acompanhado da mãozinha esfregando o olho e o rosto.
Choro de desconforto
O bebê pode demonstrar desconforto quando está numa posição ruim, com fralda suja, com calor ou frio, emitindo um choro com som parecido com “HEH” com tom de reclamação e pausadamente.
Choro de cólica
A cólica geralmente vem acompanhada de movimentos rápidos com as pernas e de abdome distendido. O bebê costuma chorar dizendo algo parecido com “EAIRH”. Esse talvez seja um dos mais fáceis de identificar, já que ele é mais irritado, mais estridente, forte e insistente.
Choro de arroto
Para os bebês os gases pode ser bastante desconfortável. Nesses casos, é comum que eles fechem os bracinhos como se quisesse apertar a caixa torácica com a intenção de tirar algo de dentro, em busca de alívio. O choro produz um som de “EH”. Para ajudá-lo a soltar gases, segure o bebê apoiado em seu braço dobrado, com a barriga virada para baixo e também pode utilizar as massagens abdominais.
Para facilitar resumi os tipos de choro do bebê:
Neh: indica que o bebê está com fome;
Owh: indica cansaço, sono;
Heh: indica algum desconforto – fralda suja, frio, calor…
Eairh: indica a necessidade de massagem para gases;
Eh: indica que o bebê precisa arrotar.
Lendo assim pode ser que você julgue impossível distinguir os sons emitidos pelo seu filho, mas com atenção no comportamento e ouvindo repetidas vezes você será capaz de identificar também.
Embora o método Dunstan tenha recebido críticas e não tenha sido testado cientificamente, muitos pais relatam que ele é eficaz e pode ajudar a melhorar a comunicação com seus bebês na rotina da paternidade. É importante lembrar que cada criança é única, não é uma ciência exata e pode ter suas próprias formas de se comunicar com seus pais, então o método pode não funcionar para todos.
Portanto entender o choro do bebê torna uma habilidade importante para os pais, identificando os diferentes tons do choro e as necessidades pode ser uma ferramenta útil nesse processo permitindo aos vocês possa agir de forma mais eficaz e reduzindo o estresse e a ansiedade.
Saiba que o choro constante é um sinal de precisa de ajuda profissional por isso me coloco a disposição para marcarmos uma avalição detalhada.
Posso ajudá-lo?
Jamais fique sofrendo estou aqui para te ajudar tire suas dúvidas https://wa.me/5527992254666
A população necessita de profissionais que sejam resolutivos no tratamento das dores. Portanto fica a pergunta, quem é seu osteopata de confiança?
Dr. Diego Lamoia – Osteopatia Vitória – 27 99225-4666
Precisando agendar uma consulta https://osteopatiavitoria.com.br/agendamento-online
Consultórios em Vitória, Vila Velha