A dor no punho ou no pulso é um problema que pode levar, mesmo que momentaneamente, a uma dificuldade de usar as mãos. Precisamos das nossas mãos para desempenhar diversas atividades do dia a dia, e elas precisam das articulações do punho para realizar os seus movimentos. Por isso, a dor no punho é um incômodo que, embora muito comum, pode trazer várias limitações para o indivíduo.
Saiba quais são as principais causas do sintoma e veja como é possível contornar a situação.
Quando essa região está dolorida, a pessoa pode perder parte do seu movimento e até da força, sentindo com isso impactos negativos em seu trabalho, atividades de lazer ou mesmo nos estudos. Afinal, esse problema não tem idade para se manifestar.
Causa da dor no Punho
Na maioria dos casos não tem uma única causa, pois vários fatores podem levar ao seu surgimento. Dentre as causas temos uma lesão traumática, como exemplo a lesão pós uma queda com mão espalmada, casos de traumatismos com fratura ou luxação do punho, pode estar associada a movimentação repetitiva, como ocorre por exemplo em indivíduos que utilizam excessivamente os aparelhos eletrônicos como o celular, ou que permanecem por longos períodos em digitação. As horas seguidas nos aplicativos de conversas e de jogos, por exemplo, forçam a musculatura do antebraço gerando quadro inflamatórios também conhecido como tendinite.
Processos inflamatórios como as tendinites da musculatura do antebraço, assim como artrite reumatoide também podem levar o desenvolvimento da Síndrome do Túnel do Carpo pelo fato que na região do punho há um tecido fibroso que envolve os tendões da mão que recebe este nome. Como todo processo inflamatório leva a um edema, acúmulo de líquido intersticial, dificultando o deslizamento das estruturas dentro do túnel, o indivíduo sente dor no punho.
Outro fator que pode predispor o indivíduo ao desenvolvimento da doença são elas a obesidade, queimaduras, tumores e alterações hormonais.
Essa dor pode ser capaz de interferir nas tarefas do dia a dia, pausar a rotina de trabalho e até gerar problemas psicológicos.
O que você ainda não sabia
Talvez o que ainda não sabia que alterações metabólicas sobrecarregam o fígado, levando a alteração bioquímica, onde o subproduto liberando é a amônia, que em excesso tem predisposição de acumular-se em nervos periféricos punhos e tornozelos bilaterais, por exemplo o nervo mediano, uma das estruturas que passa pelo túnel do carpo.
Quais são as formas de tratamento?
O tratamento deve levar em conta o grau de comprometimento da doença. Nos casos mais leves é indicado o uso de anti-inflamatórios e ainda tem profissionais que aplicam injeções locais de corticoides, conhecida como infiltração, na preocupação de tratarem os sintomas que o paciente apresenta, até mesmo indicam o uso de órteses de imobilização, apesar de estudos já apresentarem inapropriada.
Em nossos consultórios tenho uma visão diferenciada, ao invés de cuidar dos sintomas que o paciente apresenta, preocupo em proporcionar um reequilíbrio nos sistemas corporais, e verificado o sistema musculo esquelético o sistema hepático sistema neural cervical do membro afetado sendo assim é possível corrigir as alterações que gerou a desarmonia.
Após a correção mecânica indicaremos a pratica de atividade de leve impacto como o Pilates, hidroginástica, musculação terapêutica dentre outras.
Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento maior a chance de identificarmos as causas, atuarmos sobre ela, obtendo melhores resultados.
A população necessita de profissionais que sejam resolutivos no tratamento das dores. Portanto fica a pergunta, quem é seu osteopata de confiança?
Jamais fique sofrendo estou aqui para te ajudar tire suas dúvidas https://wa.me/5527992254666
Precisando agendar uma consulta https://osteopatiavitoria.com.br/agendamento-online
Consultórios em Vitória, Vila Velha
Dr. Diego Lamoia – Osteopatia Vitória – 27 99225-4666