Como identificar se você tem disfunção temporomadibular?
Você costuma sentir dor de cabeça, zumbido ouvido, dor facial, ruído articular na ATM, dificuldade de mastigação, ou abrir a boca?
Se sua resposta for sim, aconselho a continuar a ler o texto, pois as informações lhe ajudarão …
ETIMOLOGIA
Os sintomas acima citados são relativamente comuns, cerca de 25% da população, afetando mais comumente as mulheres entre os 20 e 50 anos, embora uma pequena parte, apenas cerca de 5% procurem ajuda profissional para resolver os seus sintomas.
Anatomia
A ATM – articulação temporomandibular é a articulação que une a mandíbula ao crânio, formada pelo côndilo mandibular e a fossa mandibular do osso temporal, possui um disco fibrocartilaginoso. Esta articulação é bastante utilizada em nosso dia a dia, cerca de 2000 vezes em vários movimentos, seja ao falarmos, mastigarmos, bocejarmos e ressonarmos. Para que haja uma harmonia entre a abertura e fechamento da boca, a inervação e a vascularização dos tecidos envolvidos nesta articulação devem estar sintonia, assim os ossos, grupo musculares, ligamentos, arcadas dentárias podem realizar o seu papel.
Porém caso algum destes entra em desordem teremos uma DTM – Disfunção temporo mandibular, nome dado ao desequilíbrio da ATM.
Causa da DTM
Podemos dizer que o desequilíbrio estão relacionada com as causas mecânicas: alteração dos ossos do crânio, má oclusão dental (mordida cruzada), alteração postural da cabeça, laxidão ligamentar, abertura excessiva da boca, etc.; hábitos diários: bruxismo, mastigar pastilhas, morder objetos, etc.; causas traumáticas: golpe direto na mandíbula, whiplash (“chicote cervical ocorrido em acidente automobilístico”), impacto no cabeça; causas genéticas: artrite reumatoide, alterações congênitas, etc. e causas emocionais: ansiedade, depressão, etc.
Acreditam se como causa principal das DTM, a relação oclusal (mordida e posicionamento dentário). Pode até ser verdade absoluta, mas será que realmente a desordem começou por aí? Ou essa desordem na oclusão é uma consequência.
Quando vemos um carro que está com os pneus desgastados inadequadamente se levarmos ao borracheiro e trocarmos os pneus; será que o problema vai ser resolvido? Ou seria melhor levarmos ao mecânico para alinhar a rodas e depois trocarmos os pneus?
Sinais e sintomas
Existem alguns sinais e sintomas que caracterizam o paciente com DTM: Dor de cabeça, zumbido no ouvido, dor muscular na bochecha, dificuldade na mastigação, crepitações ou ruído ATM, dificuldade para abrir a boca, bruxismo, protrusão ou retração da mandíbula.
Diagnóstico
Talvez você tenha um ou outro dos sintomas acima citados, mas para um melhor diagnóstico é necessário que procure por um profissional especializado. Pois a DTM pode ter origem articular causada por uma sobrecarga da articulação, traumas ou alguma alteração degenerativa; ainda teremos a de origem muscular caracteriza por dor ou tensão na musculatura mastigatória ou cranial.
Como trata a disfunção temporomandibular
Normalmente, a maioria dos pacientes com DTM que procura a ajuda profissional já se encontra em um estado crônico, apresentando alteração na mordida, alteração postural, dores crônicas, enfim diversas adaptações secundárias dificultando o diagnóstico causal e prologando o prognóstico. Sabemos que a grande maioria destes pacientes precisaram de um tratamento multidisciplinar com médicos, ortodontista, dentista buco maxilar, psicólogos, psicoterapeutas e do osteopata que terá um importante papel na reabilitação, baseando no principio que a estrutura governa a função, que o corpo é uma unidade e possui a capacidade de auto regulação e auto cura, devemos avaliar o paciente globalmente eliminando todas as compensações e as consequências, e assim normalizar e reestabelecer o equilíbrio fisiológico promovendo a saúde deste paciente.
Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento maior a chance de identificarmos as causas, atuarmos sobre ela, obtendo melhores resultados.
A população necessita de profissionais que sejam resolutivos no tratamento das dores. Portanto fica a pergunta, quem é seu osteopata de confiança?
Jamais fique sofrendo estou aqui para te ajudar tire suas dúvidas https://wa.me/5527992254666
Precisando agendar uma consulta https://osteopatiavitoria.com.br/agendamento-online
Consultórios em Vitória, Vila Velha
Dr. Diego Lamoia – Osteopatia Vitória – 27 99225-4666